quinta-feira, 15 de maio de 2014

Procuração de plenos poderes e defensoria pública


Olá garotada!

Hoje meu post vai ser bem burocrático. Se tem coisas que não gosto de fazer é ficar atrás de documentos e esse tipo de coisa.

Eu ia fazer vídeo pessoal, mas to na correria ... afinal faltam 3 dias para o meu embarque! Mas vou tentar deixar tudo explicadinho ok?

Eu como gosto de me prevenir a qualquer custo, resolvi deixar no Brasil uma procuração de plenos poderes (dá ao direito da pessoa escolhida resolver qualquer pendência no seu nome) em nome da minha mãe e esta bendita custa nada menos que R$165,00 e claro para nós au poor dinheiro não é uma coisa que sobra! Então fiquei sabendo através do google que eu poderia recorrer a nossa defensoria pública para solicitar a isenção da taxa da procuração. Mais foi um tanto desgastante ir atrás disso, pois pra quem mora na capital de SP a mesma fica na Avenida Liberdade e é um pouquinho longe da minha casa. Para este tipo de coisa você precisa chegar bem cedo, pegar uma senha e aguardar ser chamada ... extremamente complicado porque eu cheguei as 7:00 da manhã e o atendimento começa as 8:00 mas já tinham umas 250 pessoas na minha frente. Resumindo, tive que esperar até às 10:20 da manhã no meio daquela gente toda para fazer a triagem do meu caso.
Nesta triagem você precisa dizer o que quer fazer e o porque, mostrar os documentos (RG, CPF E Comprovante de Residência), depois a atendente te dá alguns papéis para assinar e você tem que aguardar ser chamado novamente pela senha. A atendente te direciona para algum dos andares e ai é só esperar. A partir daí o meu atendimento foi super rápido, me chamaram novamente 15 minutos depois!
Ao sentar na mesa da defensora você tem que explicar os seus motivos, apresentar o documento e pedir a isenção. Foi ai que eu tomei um banho GELADO, a mesma me disse que poderia fazer uma carta de ofício solicitando a isenção, mas que não era certeza que o cartório aceitaria, pois eles não são obrigados a aceitar e isso depende do cartório. Ela disse que se fosse certidão de casamento ou de nascimento ai sim iria valer, mas como ela disse que poderia fazer e que eu poderia tentar, é óbvio que pedi que ela fizesse essa bendita carta de ofício.

Hoje finalmente fui resolver esta questão! Fui com a minha mãe no cartório (tabelião de notas), não demorou muito para ser atendida. Sentei na mesa da responsável e expliquei o que queria, entreguei os documentos (RG, CPF - meus e da pessoa que ficará responsável) junto com a carta de isenção e ela me disse que não poderia acatar porque desde de 97 eles não isentam mais esta taxa. BANHO GELADO AGAIN!
Não tive escolha né, paguei os R$165,00 e fiquei esperando na recepção até que ela terminasse a procuração para que eu pudesse assinar!
Enfim consegui, revisei todos os dados e li certinho a procuração para todos os fins. Colocamos a validade de dois anos (você pode escolher a validade, caso queira deixar sem e se arrepender depois, você precisa revogar e pagar outra taxa) e finalizado!
Este processo foi desgastante demais e não adiantou de nada eu ter ido até a defensoria pública e gastado meu tempo!

Fica a dica meninas, sei que muitas tinham dúvidas como eu! Espero ter ajudado ... mesmo sem vídeo.
Se tiverem mais dúvidas, deixem nos comentários.

2 comentários:

  1. Oii!! Eu fiz a procuração simples mesmo! Meu padrinho (advogado) redigiu uma, e eu assinei no cartório e reconheci firma. Paguei apenas R$ 6,80 :)

    ResponderExcluir
  2. Na minha city é 165,00 tbm, muito dinheiro, mas fazer o que né =(
    Embarco dia 20 de julho... Bia Sorte para nós nessa nova vida
    Bjus

    ResponderExcluir